Você acabou de descobrir que está grávida e não sabe bem por onde começar? Respira fundo e vem com a gente, hoje vamos te dar algumas dicas de como passar por esse momento com saúde no corpo na mente e por que não na alma!
Se você caiu de paraquedas nesse mundo e ainda não tem certeza se está grávida, aqui também é seu lugar, vamos te ajudar com isso.
Separamos 2 passos importantes para você que está na dúvida se está grávida:
1. Quais são os primeiros sintomas de gravidez?
Cada mulher é de um jeito então, vale lembrar que é possível você ter todos os sintomas, como também é possível que você não tenha nenhum.
Esses são os possíveis sintomas de gestação:
- Atraso da menstruação
- Enjoos
- Vômitos
- Aumento de salivação
- Aumento da vontade de urinar
- Cansaço
- Muito sono
- Sensibilidade ou dor nas mamas
- Corrimento vaginal
- Sensibilidade a cheiros e odores
- Cólica, dor ou inchaço abdominal
- Alteração de humor
- Prisão de ventre
- Dor nas costas
- Tontura
- Escurecimento das aréola
- Alterações no paladar
2. Quais os métodos para confirmar a gravidez?
Existem 2 tipos de teste que você pode fazer para descobrir uma gravidez, o de farmácia (que é o de urina) e o de sangue que é o beta HCG.
Teste de gravidez de Farmácia
A forma mais rápida e fácil de descobrir é fazer o teste de gravidez de farmácia, ele pode ser feito a partir do 1º dia de atraso da sua menstruação. A urina em contato ao reagente do teste detecta a presença do hormônio beta HCG (hormônio exclusivo da gestação).
Esse é um exame que eu chamaria de “diminui ansiedade”, já que você compra em qualquer farmácia por 5 a 20 reais e em menos de 2 minutos você tem o resultado. Existem alguns testes de farmácia que dão a estimativa das semanas da gravidez que a mulher está.
Uma dica: se você desconfia que está grávida antes mesmo do atraso da sua menstruação e vai fazer um teste de farmácia, faça o teste com a primeira urina do dia, pois aumenta a chance de detectar o hormônio.
Exame de sangue laboratorial beta HCG
O outro teste é o exame de sangue laboratorial beta HCG. Este exame mede a presença ou os níveis do hormônio HCG. Ele consegue detectar a gravidez aproximadamente 10 dia de depois da fecundação.
Se você tiver plano de saúde, você precisará consultar um(a) ginecologista obstetra para que ele te dê uma prescrição médica para fazer o exame, caso contrário o exame entre 30 e 50 reais.
Dependendo do horário que você fizer o exame, o resultado pode ficar pronto no mesmo dia, ou até no máximo 24hr. Este exame não precisa ser feito em jejum, então, você pode fazer a qualquer momento do dia.
Agora se você já sabe que tem um baby dentro de você, preparamos esse super guia com 10 passos para você ter uma gravidez maravilhosa e saudável.
10 passos para você que descobriu que está grávida:
1. Decida quando e como vai contar sobre a gravidez
Conte a novidade àquelas pessoas que a fazem sentir segura e que curtirão a novidade com você. Esse é um momento único na sua vida e na vida da sua família, faça dele uma celebração, um momento inesquecível. Na internet existem inúmeras inspirações e dicas de surpresas para contar ao pai, familiares e amigos que você está grávida.
Não espere que todo mundo reaja de forma positiva, cada um dá o que tem! E lembre-se: “O que Paulo diz sobre Pedro, diz mais sobre Paulo do que sobre Pedro.” Nem todas as vezes é fácil deixar os comentários desnecessários pra lá, você vai querer chorar e bater em alguém algumas vezes nesses 9 meses.
Algumas gestantes decidem esperar até o 3º mês (ou aproximadamente 12 semanas) para dividir essa notícia com as pessoas, isso se origina da insegurança sobre a saúde do bebê e o medo de aborto espontâneo, que são mais comuns nesse período.
Também porque é neste período que é feito o 1º ultrassom morfológico, aquele exame em que a gente consegue ter um real posicionamento quanto a saúde do bebê, nesse exame o médico faz uma avaliação mais detalhada sobre o desenvolvimento do feto e analisa se há algum risco na gravidez.
Esse assunto gera angústia, a vontade de compartilhar a notícia é grande, os sintomas já estão chegando, porém o medo e as inseguranças também estão presentes.
É fundamental que você preste atenção em você e decida com consciência qual caminho seguir.
2. Dê início ao seu pré-natal
Agende sua consulta com um obstetra. Os primeiros exames são para garantir que a sua saúde está 100%.
- Se você já tem um ginecologista, agende uma consulta com ele/ ela
- Vá ao posto de saúde
- Ou se você ainda não tem um ginecologista, pesquise quem você quer que te acompanhe nesse momento tão especial que é a gravidez
Uma dica: Se você tem uma preferência sobre o tipo de parto você ideal para você, pesquise, e encontre um médico que também tenha o mesmo posicionamento. Alguns são mais favoráveis ao parto cesariano outros ao parto normal, não existe certo ou errado, o importante é estar bem informada e cercada de profissionais competentes.
3. Preste atenção nas suas emoções
Cada mulher reage de um jeito à essa notícia.
Viva todos os sentimentos que essa novidade te traz! É normal sentir medos, incertezas, angústias e todos esses sentimentos que são taxados como “não permitidos” à uma mulher grávida, mas quando abraçados eles podem dar lugar a um mundo de descobertas e você verá que está tudo bem!
É muito importante que você se dê um tempo para assimilar essa informação e ser honesta consigo mesma é libertador!.
Olhe para dentro de você com amor, acolha os seus sentimentos e se permita, só então estará pronta para colocar cada coisa em seu lugar.
4. Mudanças de rotina e de hábitos
Existem alguns cuidados necessários no início da gestação, seu médico vai te ajudar nisso, mas alguns deles são:
- Alimentação – o que comer e o que evitar durante a gestão
- Exercícios físicos – quais fazer e quais não fazer na gravidez
- Dormir o quanto seu corpo pede (ele está gerando uma vida e isso gasta muita energia!)
- Aumentar o consumo de água
- Não consumir bebidas alcoólicas e cigarros
- Diminuir a cafeína
- Pergunte ao seu médico quais remédios você pode e quais deve tomar
Aproveite para inserir hábitos que você sempre quis ter, afinal, agora você tem um grande estímulo para fazer isso, você está gerando uma vida e isso é magnífico.
5. Faça fotos da sua gravidez
Registre esse momento e o crescimento da sua barriga. Faça disso uma diversão. Acesse o Pinterest e busque por ideias de como fazer o seu!
6. Saiba como uma Doula pode te ajudar
O parto além de ser um evento biológico, é também emocional. Um momento único na vida da mulher e da família. Parto é nascimento, é encontro, é superação e transformação.
Esse talvez seja o momento de maior vulnerabilidade da vida da mulher, seu corpo, suas inseguranças, seus desejos, seus medos, seus sonhos… sua vida está ali totalmente exposta, à espera deste encontro.
A doula zela pelo bem estar da mulher, enquanto a equipe médica está cuidando da sua saúde física.
Seu papel começa na gestação e segue até o pós parto. O que a doula pode fazer por você:
-Na gestação ajuda a mulher (e também o pai, afinal, eles podem ajudar no parto) a se preparar física e emocionalmente para o parto
– Possui um papel informativo durante o período da gestação. As dúvidas e transformações são muito presentes, informação de qualidade ajuda a mulher viver cada fase com mais segurança
– Durante o parto a doula está ali para favorecer um ambiente tranquilo e acolhedor
-Nos momentos de dor oferece medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto.
– A doula pode ser um suporte emocional, encorajamento e conforto
7. Aprenda a lidar com os conselhos
No mundo da maternidade existem muitas “imposições”, “regras” e muitos conselhos. Quer uma dica? Ouça TUDO, guarde o que é BOM e segue o que você acha que é melhor <3
8. Aprenda a contar a gestação semana a semana
Contar a gestação em meses não é errado, mas contar por semanas é mais preciso e por isso os profissionais preferem essa medida. Você vai se habituar a isso, mas seus amigos e familiares não. hehe Você vai falar que está de X semanas e eles perguntarão o que isso significa convertido a meses rs. Por isso fizemos uma tabela para te ajudar nessa conversão:
MÊS DE GRAVIDEZ SEMANAS DE GRAVIDEZ
1º mês de gravidez | 1 a 4 semanas de gravidez |
2º meses de gravidez | 5 a 8 semanas de gravidez |
3º meses de gravidez | 9 semanas a 13 semanas e dois dias de gravidez |
4º meses de gravidez | 13 semanas e dias a 17 semanas e cinco dias de gravidez |
5º meses de gravidez | 17 semanas e cinco dias a 22 semanas e um dia de gravidez |
6º meses de gravidez | 22 semanas e um dia a 26 semanas e quatro dias de gravidez |
7º meses de gravidez | 26 semanas e quatro dias a 31 semanas de gravidez |
8º meses de gravidez | 31 semanas a 35 semanas e meia de gravidez |
9º meses de gravidez | 35 semanas e meia a 40 semanas de gravidez |
Ah e também é pelas semanas que você vai descobrir qual é a sua DPP (Data provável de parto) Não sabe a sua ainda? Aprenda a fazer o cálculo: a contagem é feita à partir do 1º dia da sua última menstruação. Conte 40 semanas ou 280 dias para fixar a data provável do parto. Uma dica é contar a gestação em semanas completas. Existem também algumas calculadoras online que podem fazer isso por você.
9. Se planeje
- Coloque na agenda as consultas e exames que precisará fazer
- Faça uma lista de coisas que você precisa ou quer fazer de hoje até o nascimento do seu filho
- Converse com seu parceiro/ rede de apoio sobre as decisões a serem tomadas para antes e depois da chegada do seu baby
- Faça um planejamento financeiro, levante os gastos que precisará ter
- Faça um diário, registre cada momento, coloque no papel o que você está pensando e sentindo. Você pode escrever algumas cartas para o seu filho durante a gestação e quando ele estiver maior, você mostrar para ele… isso é inexplicável de lindo!
10. Tire uns minutinhos do dia apenas para você e seu bebê
Você pode achar que é cedo demais ou que ele não entende, mas criar esse hábito, cantar para ele, conversar com ele faz muito bem para esse vínculo mãe-bebê que está se formando <3
Gostou das nossas dicas? Se você tiver mais alguma para indicar, não deixe de comentar aqui em baixo!