Final da gestação, deu aquela vontade de fazer xixi…você corre pro banheiro e quando vai se limpar…epa! O que é isso no papel higiênico?

Hoje eu vou te contar sobre o tampão mucoso e como você pode identificar se o trabalho de parto está começando. Vamos juntas?

O que é o tampão mucoso?

O tampão mucoso é tipo uma rolha que se forma no seu colo do útero…só que é uma rolha meio melequenta. Sim, o tampão parece uma gosma, um catarro.

Mesmo que não seja algo muito bonito, ele tem uma função bem importante: proteger o bebê de qualquer bactéria que entre em contato com o seu canal vaginal. O tampão aparece por conta da abertura que existe naturalmente no colo do útero, então ele está lá pra fechar tudo!

Como e por que perdemos o tampão?

Tá! Você se limpou…saiu aquela meleca no papel…o que será que está acontecendo?

Deixa eu te explicar…

Com o início do trabalho de parto (Ah, falamos sobre o trabalho de parto nesse artigo aqui) a dilatação começa a acontecer e o tampão se desprende. Pense em uma garrafa de vinho…se a boca da garrafa alargasse a rolha cairia lá dentro, certo? É mais ou menos isso…

via GIPHY

Então a perda do tampão é um ótimo sinal de que o trabalho de parto está acontecendo e evoluindo, seu colo do útero está afinando e se abrindo.

A saída do tampão é um bom sinal de que o trabalho de parto está evoluindo

Ele também nos dá uma ideia do que está acontecendo lá dentro. Para isso precisamos observar suas particularidades como: textura e cor.

Você sabe como identificar o tampão mucoso?

Como eu disse, o tampão lembra um catarro…aqueles de quando estamos com uma gripe forte. Mas a textura e a cor dele pode variar de acordo com a fase de dilatação ou do trabalho de parto. Funciona mais ou menos assim:

  • Quantidade pequena de muco e de cor transparente: pode ser que ainda demore pro trabalho de parto iniciar
  • Quantidade pequena de muco de cor amarronzada: colo do útero trabalhou mais por conta das contrações de treinamento ou pelo peso do bebê. Ainda pode ser que o TP demore um pouco pra engrenar.
  • Quantidade grande de muco sem sangue: nesse caso já é bom deixar a mala maternidade pronta, viu?! O trabalho de parto está próximo.
  • Quantidade grande com sangue: o colo está bem trabalhado. Se você ainda não está sentindo contrações ritmadas pode ser que elas comecem em breve.

Quando sai o tampão mucoso?

O tampão mucoso sai lá no final da gestação. Ele pode sair todo de uma vez, em um dia…ou sair aos pouquinhos. Mas mesmo que saia de pouco em pouco, não é motivo para preocupação, seu bebê ainda está protegido pela bolsa de líquido amniótico e o tampão se regenera.

Se houver saída de tampão e rompimento de bolsa, avise seu obstetra. Ah, e caso você perceba a perda do tampão fora da reta final da gestação, também é bom avisar o médico…só pra garantir que está tudo certo com você e com o bebê.

Como saber se é mesmo o tampão?

A diferença entre o tampão mucoso e outros líquidos vaginais é grande. O líquido amniótico é bem fluído, aquoso e tem um cheiro parecido com o de água sanitária. Geralmente o líquido é incolor (nos casos em que há presença de mecônio, o líquido pode vir esverdeado, mas vamos falar sobre isso em outra oportunidade).

O muco vaginal pode aparecer durante toda a gestação, mas vem um pouca quantidade e como já é algo comum do ciclo feminino, é mais difícil que você o confunda com um tampão, certo?

Toda gestante vai perder o tampão mucoso?

Aí você pode me perguntar: toda gestante vai perder o tampão mucoso? Sim…Não! Na verdade perde o tampão a gestante que esperar o início do trabalho de parto. Ou seja, se você agendar uma cesariana sem nenhum sinal de trabalho de parto, pode ser que você não conheça a rolha do seu colo do útero.

Apesar de que tem mulheres que perdem o tampão bem antes do trabalho de parto em si…é aquilo, né?! Gestação e trabalho de parto são uma caixinha de surpresas. Mas a maioria das mulheres perde o tampão quando o corpo começa a dar sinais de que o trabalho de parto está engrenando.

E tem uma ordem pras coisas acontecerem no trabalho de parto? Não tem! Porém o tampão sempre sai antes do líquido amniótico. Já que ele é uma rolha, obrigatoriamente ele precisa sair pro líquido descer. Isso não quer dizer que se o tampão saiu sua bolsa vai estourar em seguida.

Como saber se perdi o tampão?

Depois de ler esse artigo você não terá dúvidas quando o tampão sair. Você viu que ele tem características muito próprias, é difícil confundir com outra coisa. É comum também que algumas mulheres percebam a saída do tampão depois do uma relação sexual.

A saída do tampão é um sinal do trabalho do parto?

Sim!! Mas não entre em pânico. É um sinal de seu colo do útero está trabalhando para a chegada do bebê.

Quanto tempo depois da saída do tampão o bebê nasce?

Isso é difícil de dizer… Cada mulher vai passar pelo processo do parto no seu tempo. Só pra que você fique tranquila: mesmo que a perda do tampão seja um indicativo de início de trabalho de parto, não precisa sair correndo pra maternidade, ok?!

O que fazer após a saída do tampão mucoso?

Aguarde os próximos capítulos no seu trabalho de parto. Se você perdeu o tampão e não está com contrações ritmadas e nem perda de líquido amniótico…vida que segue! Se está com outra sensações do trabalho de parto, dá uma olhada no nosso artigo sobre trabalho de parto que lá eu te conto o que fazer.

 

E aí? Você conhecia o famoso tampão mucoso? Agora que você chegou até aqui não vai ter medo caso ele apareça. Mas se tiver um medinho, chama a gente 😉

 

Leave a Reply